LUÍS GONÇALVES:: Quem toma decisão pode decidir, mas estou de corpo e alma em Moçambique

Apesar de falhado o objectivo de apuramento dos Mambas ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2021, ao perder diante de Cabo Verde, por 1 a 0, em pleno Estádio Nacional do Zimpeto, o seleccionador nacional de futebol diz que não tem motivos para pensar na sua demissão, ainda que tal dependa “de quem tomas as decisões”. Até já pensa em “dar alegrias aos moçambicanos” em Junho, mês no qual arranca a fase da zona africana de apuramento ao Campeonato do Mundo de Futebol.

Texto: Atílio Huo / Fotos: David Nhassengo

Encontre aqui as dez respostas dadas por Luís Gonçalves após o desaire, mais um, dos Mambas.

  • Como é que viu o jogo? Demos o nosso melhor e queríamos muito vencer. Criámos várias oportunidades de golo. Sofremos um golo de bola parada, que é na verdade um auto-golo. Mas criamos oportunidades suficientes para marcar. Demos o nosso máximo, até que terminamos o encontro com três avançados. Mas não foi possível…

Não estou a dizer que os responsáveis são A, B e C…

  • O que terá falhado na fase de apuramento ao CAN? Várias coisas. Tenho de fazer uma reflexão e analisar bem. Mas falharam várias coisas. Assumo a responsabilidade pelos resultados, pois sou o seleccionador nacional. Mas a selecção é um projecto de país no qual todos nós temos de fazer uma reflexão. Tentar melhorar em todos os aspectos, reorganizar…O futebol moçambicano tem de se reorganizar!
  • Desculpas? Não estou agora para arranjar desculpas. Nós falhamos. Falhamos a qualificação. Mas se olharmos para o jogo, veremos que tivemos várias oportunidades de golo. O guarda-redes de Cabo Verde tirou todas as bolas…

Hoje estreou-se Maestro, mas o jogo dele não correu bem

  • O principal responsável pelo desaire? O treinador de uma equipa de futebol, neste caso o seleccionador nacional é, em última análise, o responsável pela equipa e, naturalmente, pelos resultados.
  • Sentiu falta de apoio? Essa questão não me interessa agora responder. Acabamos o jogo e estamos a quente. Naturalmente não estou nada satisfeito com os resultados e sei que toda a gente está muito triste e desgostosa. Mas ninguém, mais do que nós, sentiu por esta não qualificação. Por esta derrota. Temos de sentar e analisar. Eu vou fazer a minha reflexão como sempre fiz.

As pessoas que tomam as decisões podem decidir mas eu estou de corpo e alma em Moçambique

  • Algo condicionou a prestação dos Mambas nos últimos jogos? Sei perfeitamente e, muita gente também sabe, que há muita coisa que condicionou a nossa prestação. Mas se nos focarmos só neste jogo, nós poderíamos o ter vencido. Camarões empatou com o Ruanda…
  • Mas o que terá realmente condicionado? Vou fazer a minha reflexão e penso que temos todos de conversar. Tentar perceber aonde temos de melhorar. Eu acho que as condições que rodearam estes dois jogos toda a gente as conhece. São públicas. Foram debatidas várias vezes…

Eu não convoco atletas pela sua idade

  • O futuro de Luís Gonçalves? Eu tenho esperança no futuro. Repare que hoje se estreou Abel Maestro. Todavia não correu bem o jogo dele. Bruno Langa fez um grande jogo. Dominguês parece um jovem. Fez um grande jogo. É um grande capitão. Muitos não vieram, mas é assim: o futebol moçambicano tem de perceber que há talento no país. Temos que todos juntos tentarmos ser mais fortes. Não estou a dizer que os responsáveis são A, B ou C. Assumo a responsabilidade como seleccionador.
  • Mas continuará no comando técnico dos Mambas? No meu entendimento sim. Não sei porque razão poderia pensar no contrário. Em Junho temos o apuramento para o Mundial. Felizmente estamos na fase de grupos. Mas as pessoas que tomam as decisões podem decidir. Eu estou de corpo e alma em Moçambique e quero dar a alegria ao povo moçambicano que não foi possível nestes últimos dois jogos.
  • Considera que há atletas em fim de ciclo? Eu não convoco jogadores pela sua idade. Já o tinha afirmado. Em Junho temos novos jogos, do início da qualificação para o Mundial, que são extremamente difíceis. Até lá veremos quem está, quem não está. Quem está bem, quem está menos bem. Isto é que é o nosso trabalho…OC

*Este conteúdo foi oferecido por http://www.jogabets.co.mz (Registe-se e torne-se um campeão das apostas desportivas)



Categorias:Início, Mambas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: