MAMBAS perdem em Kigali e CAN depende de mais um convocado: Calculadora!

Lague Byringiro, na segunda etapa da partida, marcou o tento que deu vitória ao Ruanda sobre Moçambique, em desafio havido quarta-feira, 24 de Março, em Kigali, para a penúltima jornada de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN), Camarões-2021.

Texto: David Nhassengo

Com a competição no País em confinamento, os Mambas não quiseram ser os desobedientes do dia: não foram competitivos diante de uma selecção do Ruanda que, mesmo sem se aplicar ao fundo, tentou de todas as maneiras visar a nossa baliza.

Até que conseguiu no minuto 69, numa jogada que partiu do lado esquerdo do ataque, com Meddie Kangere a fletir para o interior da grande área, cedendo a bola a Emmanuel Imanishimwe que, de costas para baliza, preferiu fazer o passe para o exterior ao encontro de Lague Byringiro que rematou para o fundo das malhas.

Se até antes do golo os Mambas nunca deixaram de ser inofensivos, a Luís Gonçalves cabia esboçar uma estratégia para dar poder de reacção à equipa. A solução passou por colocar Dominguês em jogo, que entrou no lugar de Clésio no minuto 73.

Sozinho, o capitão fez uma equipa. Foi o mais inconformado e, a cinco dos 90, na primeira grande oportunidade de golo dos moçambicanos, só não marcou porque o guarda-redes Emery Mvuyekure saiu dos postes para defender o remate. Dominguês ia isolado para a baliza.

Um minuto mais tarde, na insistência, Dayo dispara desde a grande área para mais uma defesa apertada de Mvuyekure que, sem conseguir ficar a bola, viu Dominguês a falhar por um triz a recarga – mesmo com a baliza escancarada.

Moçambique não desistiu e a um dos 90 Gildo exibiu-se, mas viu o disparo mais uma vez defendido pelo inspirado Mvuyekure.

Com a derrota, os Mambas passam para a última posição da tabela classificativa do grupo F de apuramento ao CAN, com quatro pontos. O Ruanda sobe temporariamente à segunda, com cinco, a uma jornada do fim. Na sexta-feira, 26 de Março, o líder Camarões com dez pontos vai a casa do Cabo Verde, terceiro com cinco, para  fecho da jornada.

Apuramento ao CAN depende agora de vários factores

Nada está ainda perdido para os Mambas, que devem continuar a sonhar por um lugar na fase final do competição africana. Porém precisam obrigatoriamente vencer a partida diante de Cabo Verde, marcada para 30 de Março no Estádio Nacional do Zimpeto. Não bastando, devem esperar que o Ruanda não vença em Camarões.

Este é o melhor de todos cenários…

Ficha técnica:

XI dos Mambas: Frenque – Jeitoso, Chico Muchanga, Bruno, Sidique – Kambala, Kito – Clésio, Miquissone, Telinho – Bangal (4-2-3-1)

Suplentes: Guirrugo, Chico Mioche, Bheu, Jorge (Bruno, 85’), Abel, Nené (Kito, 60’), Amadou, Gildo (Telinho 60’), Dominguês (Clésio, 73’), Lau King, Dayo (Bangal, 84’), Melque.

OC



Categorias:Início, Mambas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: