DESPORTO:: Garantida vacinação dos atletas do projecto olímpico e de outras selecções nacionais

A Secretaria de Estado do Desporto garantiu esta quinta-feira, 04 de Março, a vacinação dos atletas, técnicos e pessoal de apoio do projecto olímpico e de todas as selecções envolvidas em provas internacionais. A doação é do Governo Russo.

Texto e Fotos: David Nhassengo

A Secretaria de Estado do Desporto garantiu esta quinta-feira, 04 de Março, a vacinação dos atletas, técnicos e pessoal de apoio do projecto olímpico e de todas as selecções envolvidas em provas internacionais. A doação é do Governo Russo.

Texto: Redacção

A boa nova foi anunciada pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, após o encontro que manteve com o ministro-conselheiro da Rússia, junto da embaixada daquele país em Moçambique, Alexander  Nuralov.

Com efeito, os atletas das selecções nacionais envolvidos nas provas internacionais, para além dos que pertencem ao projecto olímpico, receberão as vacinas de imunização da COVID-19, de fabrico russo, denominada Sputnik V, de fabrico russo.

A doação das vacinas aos atletas moçambicanos faz parte de uma iniciativa do Ministério dos Desportos da Rússia de apoiar desportistas africanos com a medicação contra o novo coronavírus, segundo avançou Alexander Nuralov à saída do encontro.

Esta medição é gratuita e é destinada para todas as selecções nacionai de Moçambique e o pessoal do Comité Olímpico”, explicou o ministro-conselheiro russo.

Falando igualmente à imprensa, Carlos Gilberto Mendes, manifestou em nome do Estado moçambicano o seu profundo agradecimento ao povo russo pelo gesto de solidariedade que, no seu entender, reforça a cooperação entre os dois países.

Adiante coloca-nos felizes porque os nossos atletas poderão competir em várias provas internacionais devido a esta abertura do povo russo ao povo moçambicano”, assinalou o governante.

Não foi no entanto especificado a quantidade de vacinas que será doado, a previsão de chegada a Maputo, tão pouco o número de beneficiários, informações essas que todavia dependem do levantamento a ser feito pelas autoridades desportivas nacionais.

Ainda assim Mendes fez saber que “conhecemos o número de atletas que irá competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio, pois o Comité Olímpico nacional facultou-nos os dados. Mas temos outros atletas que estão ainda em outras frentes e vários campeonatos africanos e do mundo por arrancar”.

Sobre os beneficiários, o governante falou de uma vacinação abrangente, extensiva aos atletas, corpo técnico e médico, bem como o staff de apoio. “Mas iremos contactar todas as federações para que nos mandem esses dados, por forma a que possamos compilar esses dados e fornecer o número de beneficiários”. Explicou Gilberto Mendes, que garantiu rigorosidade no processo de vacinação.

Atletas que disputam provas de qualificação aos Jogos Olímpicos serão também vacinados

Esta informação foi por sua vez avançada pelo presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Anibal Manave, que esteve igualmente presente no encontro mantido entre o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes e Alexander  Nuralov, ministro-conselheiro da Rússia junto da embaixada daquele país em Moçambique.

Conforme explicou, a imunização dos atletas olímpicos, essa que só pode ser graças à vacinação, é na verdade uma recomendação do Comité Olímpico Internacional a todos os atletas envolvidos na campanha Tóquio-2021.

Sendo que os Jogos Olímpicos serão realizados no Japão, há um toda necessidade de garantir a segurança sanitária de todos os competidores, para além da população do Tóquio”, acrescentou.

Para Manave, ter atleta imunes significa que “vamos à competição mais precavidos, sobretudo porque não seremos surpreendidos tal como tem acontecido com as nossas selecções nacionais sempre que vamos a provas internacionais. Quando de repente temos um número de atletas que não pode competir porque está infectado”.

Importa referir que a vacinação será extensiva a todas as selecções nacionais, não olímpicas, todavia apuradas às competições internacionais. OC


*Este conteúdo teve apoio da www.jogabets.co.mz (Registe-se, RECEBA O BÓNUS DE BOAS-VINDAS e torne-se Campeão das Apostas Desportivas)



Categorias:Início, Modalidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: