MOÇAMBOLA-2021:: Protocolo sanitário será de cumprimento escrupuloso

A Federação Moçambicana de Futebol e a Liga Moçambicana de Futebol trabalham em conjunto para o aprimoramento do protocolo sanitário que deverá ser de cumprimento escrupuloso por parte dos clubes da prova máxima. Pretende-se, com a medida, evitar que haja infecções por COVID-19 e, por conseguinte, adiamento de jogos.

Por: Abiatário Rombane

Com o texto já elaborado e aprovado pelas autoridades sanitárias, esse que por sinal já vem sendo cumprido pelos clubes no âmbito da sua preparação para o arranque da prova máxima, há questões que deverão ser respondidas antes do pontapé de saída e que exige a actualização do protocolo sanitário vigente.

A da testagem. Da sua periodicidade e a que deverá identificar o dono do NUIT do encargo.

OC-Olho Clínico sabe que as duas entidades trabalham no sentido de obrigar que a testagem massiva aconteça uma vez por mês em todos os 14 clubes da elite do futebol nacional.

Mais. Para que a factura não recaia nos clubes – financeiramente de rastos devido à COVID-19, sobretudo os que não dependem dos cheques das empresas públicas – as duas entidades “namoram” o Ministério da Saúde para que, na qualidade de parceiro estratégico do desporto, assuma e lidere o processo da testagem. Afinal, será só uma vez por mês!

O protocolo sanitário é para ser cumprido!

O presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Ananias Couana, refere que a situação actual, marcada pela pandemia do novo coronavírus, exige a tomada de medidas de protecção para que o Moçambola decorra sem sobressaltos.

Por isso defende a testagem dos atletas, sendo igualmente apologista que a mesma ocorra uma vez por mês. Entende que “é preciso olhar-se para o contexto nacional”, sem ser necessário e obrigatório que se importe o exemplo de outros países nos quais os testes de despiste da COVID-19 decorrem na véspera de cada jogo.

A situação assim o exige. Há uma necessidade de se cumprir escrupulosamente com o protocolo sanitário e a testagem dos atletas é fundamental. É por isso que estamos a trabalhar em conjunto com a Federação e o seu departamento médico”, descreve.

Refira-se que a edição do ano 2021 do Moçambola arranca no próximo dia 16 de Janeiro, na turística cidade de Vilankulo. OC

*Este conteúdo teve apoio da http://www.jogabets.co.mz



Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: