Dário Monteiro:: Os obreiros deste título da COSAFA são os jogadores!

Eram precisamente 13h17 quando o avião fretado pelo Governo Moçambicano para transportar a selecção nacional de sub-20 aterrava no Aeroporto Internacional de Mavalane. Oriundo de Joanesburgo. Na bagagem, um presente especial para os moçambicanos: a maior conquista de sempre de uma selecção nacional de futebol.

pOR: dAVID NHASSENGO

À chegada a Maputo, Dário Monteiro era um homem feliz, recebido com apoteose. Afinal, se como jogador marcou o golo que apurou os Mambas ao último Campeonato Africano das Nações [o de 2010], como treinador acabava de comandar os Mambinhas ao primeiro CAN. À conquista, primeira, de um título oficial de uma selecção nacional de futebol.

Mas negou-se a ser chamado de Herói Nacional pelo Trabalho. Atribuiu todo o mérito da conquista aos atletas. Ao briosos rapazes. Aos Rapazes de Ouro.

Afinal, conforme apontou, “este título só foi importante graças ao esforço, sacrifício, determinação e carácter dos jogadores” todavia por ele escolhidos nos clubes, por ele treinados em Maputo, por ele orientados durante o Torneio de Solidariedade, por ele comandados ao longo dos cinco jogos em Port Elizabeth. Só por ele!

Eles é que são os heróis. Quem faz o treinador são os jogadores, com todo o seu talento, dedicação, empenho e tudo aquilo que fizeram para ganharmos este título da COSAFA”, argumentou o seleccionador.

Vencemos as nossas próprias limitações

Para o seleccionador nacional dos sub-20, não era expectável que os Mambinhas tivessem uma performance igual a que foi vista nos cinco jogos da COSAFA que decorreram entre 03 e 13 de Dezembro na vizinha África do Sul.

Não era, “se levarmos em linha de conta que, pelo nível de competição que não tivemos ao longo da época (2020) e pela preparação que tivemos, feita, digamos, em cima do joelho. Mas fomos bastante felizes, principalmente, repito, pelos jogadores”, contextualizou Dário Monteiro.

CAN da Mauritânia? Temos de seguir a mesma linha de preparação!

Questionado sobre o inédito apuramento ao CAN da Mauritânia, a decorrer de 14 de Fevereiro a 04 de Março de 2021, Dário Monteiro disse à chegada ao aeroporto que urge uma planificação da preparação do quadro nacional para se atacar esta competição.

Sugeriu, no entanto, a necessidade de “se seguir a mesma linha da nossa preparação para a COSAFA visto que, quando não se tem competições é bastante complicado e difícil. Mas vamos trabalhar” comentou, alertando para a necessidade da manutenção do ritmo competitivo conquistado durante a preparação para o torneio regional de Port Elizabeth.

Aliás, para Dário Monteiro, o tempo não só é curto como também o CAN está ao virar da esquina, um contexto que torna urgente a planificação de estágios e jogos de rodagem.

O futuro dos atletas com o apuramento ao CAN de sub-20?

Dário Monteiro insistiu que o apuramento à maior competição africana de futebol a nível das selecções de sub-20 tem uma importância enorme na vida e carreira dos jogadores. “Como atleta que fui, não tive a oportunidade de competir num CAN deste escalão. Logo, se estes jogadores alcançaram esta proeza, é porque têm boas perspectivas do futuro”.

Por isso, mais importante do que para o treinador ou qualquer outra pessoa, este apuramento é para os jogadores, pois eles têm um longo percurso pela frente, sendo esta oportunidade de competirem no CAN a única para poderem olhar para as suas carreiras e para as suas performances no futuro”, concluiu o técnico.

Refira-se que, como treinador, Dário Monteiro entra para a história como o primeiro a conquistar um título internacional oficial a nível das selecções nacionais de futebol, para além do apuramento inédito ao CAN de sub-20. OC

*Este conteúdo foi oferecido por http://www.jogabets.co.mz

Categorias:Início, Outras Futebol

2 replies

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s