FUTEBOL:: Mambinhas perdem no primeiro teste pré-competitivo

Perderam, por 2 a 0, diante do Costa do Sol, em desafio amigável de preparação para o Torneio da Cosafa marcado para Dezembro próximo na vizinha África do Sul. Mas demostraram muita personalidade e maturidade.

Por: David Nhassengo

A selecção nacional de futebol dos sub-20 submeteu-se este sábado, 07 de Novembro, ao primeiro teste pré-competitivo tendo em vista a sua participação no Torneio da Cosafa, projectada para entre os dias 03 e 13 de Dezembro na vizinha África do Sul.

Foi diante do campeão nacional, o Costa do Sol, no seu próprio reduto.

Poderia ter sido melhor o resultado, pela personalidade e maturidade exibidas pelo combinado de todos nós, orientado por Dário Monteiro coadjuvado nas suas funções por Mauro Jamal.

A equipa canarinha esteve por cima do jogo, mas os Mambinhas em nenhum momento diluíram-se. Jogaram de peito aberto. Com carácter. Declararam em campo as suas intenções e deram ares de injustiça a um resultado que, talvez, poderia muito bem ter sido outro.

Astutos, quiseram sempre controlar a bola com passes curtos. Sempre quiseram sair a jogar, tornando os defesas em os primeiros na linha de passe do guarda-redes. Não se agitavam mesmo diante da pressão do trio de ataque canarinho.

Os médios construíam as jogadas ofensivas e buscavam sempre espaço aonde ninguém mais via. Os extremos, por sua vez, trouxeram fluidez ao ataque e o avançado de ocasião, Saimon, foi incómodo para uma defesa contrária experiente.

Espectáculo de falhanços na primeira parte

É verdade que, a jogar em casa, a turma do Costa do Sol foi superior sobre os Mambinhas. Teve maior posse de bola e foi dono das melhores situações de golo. Atacava como quisesse e ensaiou um ataque bastante perdulário.

Foram necessários 14 minutos de jogo para assistirmos a um lance verdadeiramente de golo. Da pertença dos canarinhos.

Uma má saída do guarda-redes Teixeira resultou em mau alívio da defensiva “nacional”. A bola sobrou para Chelito que sem ninguém na baliza atirou ao lado.

Aos 25, uma mão de sorte de Pinto evitou um golo cantado dos Mambinhas. Da direita, Simon descobriu Nandinho isolado dentro da grande área, mas o remate do jovem extremo esbarrou na luva do guarda-redes.

Na resposta, Texeira exibiu as credenciais de tão prematuramente ser um guarda-redes de selecção. Defendeu com classe a um tiro de Mário tirado desde a zona da grande penalidade.

À meia-hora, o mesmo Mário assistiu Isac que no interior da grande área rematou para fora. Três minutos mais tarde, um tecnicista Chelito libertou-de dos centrais contrários mas, na tentativa de tirar as medidas ao guardião, atirou por cima. Para fora.

Segunda parte de golos!

Com o nulo no marcador, as duas equipas foram e voltaram do intervalo. Bastaram dez minutos para que a primeira jogada ofensiva terminasse em golo.

Isac foi o marcador em serviço, assistido pelo calcanhar de Chelito.

Dois minutos depois, o mesmo Isac apareceu na boca da baliza com um remate, digamos, à queima-roupa, para uma defesa apertada de Kimins (que substituiu Teixeira).

A resposta dos Mambinhas chegou à entrada do último quarto de hora. René libertou-se da marcação canarinha e cedeu o esférico a Miguel Jotamo que atirou ao lado. Muito próximo do poste direito de Pinto.

O segundo golo canarinho veio de uma grande penalidade convertida por Isac.

Refira-se que este foi o primeiro jogo de futebol autorizado em Moçambique, depois da suspensão de todas as provas em Março último devido à eclosão da pandemia do novo coronavírus.



Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: