NYUSI:: Proeza de Leia Dongue é um vector de unidade nacional

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, diz que a nomeação de Leia Dongue como uma das doze melhores jogadoras de basquetebol da década em África, pela FIBA-África, constitui um motivo para que os moçambicanos possam unir-se cada vez mais.  

Por: David nhassengo

Para o Chefe de Estado, foi com emoção e orgulho que tomou conhecimento “da nomeação da internacional moçambicana como uma das doze melhores basquetistas do continente africano”, pela FIBA-África.

Em nota partilhada na página oficial do Presidente da República, na rede social Facebook, Nyusi felicita Leia Dongue pelo feito e pela sua brilhante carreira desportiva, “bem como a todos os moçambicanos que se esmeram para elevar bem alto a nossa bandeira e identidade”.

Esta proeza da nossa compatriota constitui mais um motivo para nos unirmos, ainda mais, como nação que se ergue com a contribuição de cada um dos seus filhos, sobretudo da mulher moçambicana emancipada”, sublinha, destacando o bravura das conquistas internacionais do desporto nacional.

Ainda na referida nota, o Chefe de Estado faz questão de contextualizar a indicação de Leia Dongue, afirmando que a mesma “ocorre no momento em que celebramos os vinte anos da consagração de Maria de Lurdes Mutola, como Campeã Olímpica de Atletismo, na categoria dos oitocentos metros, o que tanto nos dignifica e honra como moçambicanos. Esta é, também, uma demonstração de que com trabalho árduo somos capazes de alcançar grandes metas”.

Bem-haja Leia Dongue! Bem-haja o desporto moçambicano!”, encesta, digamos, Filipe Nyusi, a terminar a nota a que fazemos referência.

Refira-se que a basquetebolista moçambicana foi nomeada para uma lista de elite das 12 melhores jogadoras de África da última década, pela equipa editorial da FIBA-África.

Os critérios de nomeação, de acordo com aquela organização continental, “foram baseados nas contribuições na selecção nacional na última década, bem como nas participações em competições globais e continentais da FIBA durante este período”.

OC



Categorias:Início, Modalidades, Moz no Estrangeiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: