A basquetebolista moçambicana Leia Dongue foi eleita pela equipa editorial da FIBA-África como uma das doze melhores atletas africanas da última década.
POR: REDACÇÃO
De acordo com a entidade continental, Leia Dongue esteve na vanguarda do movimento do basquetebol feminino em África na última década, encaixando-se como luva nos critérios observados para a sua nomeação.

São, os mesmos, “o das contribuições na selecção nacional na última década, bem como das participações em competições globais e continentais da FIBA durante este período”, segundo escreve a equipa editorial da FIBA-África.

Aliás, rendida ao talento de Leia, a organização continental destaca tratar-se de um nome conhecido em toda a África e não só, tendo sido “nomeada para seis All-Stars da Taça de Campeões Africanos da FIBA-África, de 2012 a 2017, enquanto jogava pela Liga Desportiva de Maputo e o Primero D´Agosto”.

“Foi ainda nomeada para o cinco ideal da equipa dos Afrobaskets a nível de selecções nacionais, nomeadamente em 2013, 2017 e 2019. Foi a melhor marcadora do Campeonato Africano do ano passado”, escreve a FIBA-África, num asfalto de argumentos para render a devida homenagem a uma atleta que já não é só assunto nacional, dos moçambicanos. Mas de uma toda África e de um todo mundo que olha para Leia Dongue como uma das melhores atletas do continente africano.
De 29 anos de idade, Leia Dongue é actualmente atleta do clube espanhol Gernika Bizkaia. OC
Categorias:Início, Modalidades, Moz no Estrangeiro
1 reply ›