QUINITO Todo: Com Amide lutaremos pela sétima ou oitava posição do Moçambola

O Textáfrica de Chimoio anunciou quarta-feira, 16 de Setembro, em Maputo, a nova equipa técnica. Será liderada por Amide Tarmamade. Coube a Quinito Todo conduzir a apresentação. Nela, o presidente do Textáfrica de Chimoio respondeu a todas as questão que se lhe foram colocadas.

Por: redacção

Acompanhe, abaixo, a sessão de perguntas e respostas com Quinito Todo, presidente dos Fabris do Planalto, que justificou a escolha de Amide Tarmamade para treinador e os objectivos que persegue no Moçambola que vem aí. Falou igualmente de Artur Comboio e deixou uma mensagem impressionante para os adeptos e sócios.

Amide Tarmamade é o novo treinador do Textáfrica. Por quantas épocas e com quem deverá trabalhar?

Quinito Todo:: O contrato é de um ano renovável. Terá dois adjuntos: o mister Gervásio Mavume (Caló) e Benedito Xavier (Bene), este último que foi durante muitos anos capitão da equipa. O treinador de guarda-redes será o mister Tony, que trabalhava na formação.

Mas porque Amide?

QT:: Como sabem, estamos envolvidos num projecto de formação de uma equipa do futuro, no qual temos o mister Mussá Osman como coordenador, coadjuvado pelo mister Custódio. Queremos que nos próximos dois ou três tenhamos uma equipa forte.

“Apesar de adjunto, o mister Bene será pai de Amide e Caló. É de casa!

Quinito Todo

Mas como é que estará o Textáfrica a investir na formação?

QT:: Todos sabem que rubricamos recentemente uma parceria com a ProSport, que nos tem ajudado bastante a nível de material desportivo para a nossa formação. O que nós queremos é capitalizar este acordo, fazendo com que o Textáfrica seja mais forte daqui a dois a três anos, com uma equipa formada aqui…

Mas, objectivamente, quais são as referências que tem de Amide?

QT:: O mister Amide já vem fazendo um trabalho de formação de base no Maxaquene. Temos a certeza de que dará continuidade a esse trabalho no Textáfrica, dentro daquilo que a direcção do clube pretende.

E Caló? Gervásio Mavume?

QT:: O eterno capitão…Estava a fazer um belíssimo trabalho no Desportivo da Matola. Um trabalho de se tirar o chapéu. Ele, o mister Amide e o mister Bene, este último que tão bem conhece a casa, por isso o pai deles, digamos, acredito que farão do Textáfrica uma equipa sólida, mais aguerrida, que daqui a dois ou três anos será muito mais forte.

Se terminarmos na sétima ou oitava posição do Moçambola, melhor para nós

Quinito Todo

Será a nova equipa técnica uma aposta de Quinito?

QT:: É uma aposta da direcção do Textáfrica. Resulta de uma decisão colegial. Mas o mais importante é que acreditarmos que podem trazer frutos ao clube.

Mas quais são os objectivos dentro do Moçambola que vem aí?

QT:: Sempre disse que neste primeiro ano queremos lutar para o meio da tabela classificativa. Estar entre a sétima e oitava posição. Queremos formar uma equipa do futuro. Uma equipa de base. Não temos capacidade para ombrear com equipas como União Desportiva de Songo e Ferroviário da Beira. O Costa do Sol…

Não temos dinheiro, de todo. Mas queremos entrar no Moçambola2020 para surpreender com miúdos que ninguém conhece. Com atletas que se querem apresentar como profissionais…

Somos um clube pobre. Muito pobre

Quinito Todo

Não será isso um autoflagelo?

QT:: Temos de ser humildes. Somos um clube pobre. Extremamente pobre. Quando cá chegamos não encontramos nada e tivemos de começar tudo a partir do zero. Entendemos que, para ter frutos, é preciso ter bases. Criar os alicerces para depois pensarmos em grandes voos…

Por isso a aposta nesta equipa técnica…?!

QT:: Sim. Porque se trata de treinadores que gostam de formar. De trabalhar novos talentos. Com os quais, insisto, poderemos fazer uma equipa mais forte para os próximos anos. Terminar na sétima ou oitava posição no Moçambola2020 será bom para nós. Pelos nossos objectivos futuros, precisávamos realmente apostar nesta equipa técnica jovem, muita dada à formação. Temos boas perspectivas para o futuro.

O plantel formado pelo mister Artur Comboio não era o desejado

Quinito Todo

Fala-se de saídas massivas de atletas contratados ainda esta época, que deverão acompanhar Artur Comboio?!

Quando fui eleito, em Fevereiro, o treinador já estava a trabalhar. Com ele vieram entre doze a treze jogadores, para colmatar as saídas que se deram no fim da época passada. E tenho muito a agradecê-lo por isso, pela equipa que ele formou.

Mas isso não responde à nossa questão?!

QT:: Olha, no Textáfrica as pessoas passam e o clube fica. Se ele vai levar os atletas que trouxe, tudo bem…É um projecto dele. Nós estamos focados na formação. Em fazer um trabalho de base, neste momento sob a coordenação dos misters Mussá Osman, Custódio e Danilo. Vamos agora receber muitos atletas jovens, vindos de vários pontos do País, como por exemplo de Angónia, de Moatize, de Manica. Tudo isso fruto do trabalho de prospecção que está sendo feito.

Peço paciência aos adeptos e sócios. Que acarinhem a nova equipa técnica

Quinito Todo

Diz que chegou ao Textáfrica e encontrou o anterior treinador, que por sua vez tinha o seu próprio plantel. Como presidente, estava satisfeito?

QT:: Nunca escondi que não era o plantel por mim desejado. Cheguei e encontrei a equipa já feita. Se o mister Comboio vai tirar algum jogador, não teremos problemas com isso. O Textáfrica continuará aqui e, com a nova equipa técnica, tenho fé de que criaremos uma equipa humilde, jovem mas sólida. Os novos treinadores terão total apoio da direcção por mim liderada e o carinho dos adeptos e sócios. Juntos faremos coisas enormes.

Nova equipa técnica. Atletas jovens. E um objectivo de terminar no meio da tabela classificativa. Vão os sócios e adeptos do Textáfrica entender este discurso?

QT:: É sabido por todos que os sócios e adeptos vivem o Textáfrica. São ferrenhos. Tudo o que gostaria de lhes pedir é paciência com esta equipa técnica. Perdemos praticamente todo o plantel, o que significa que temos de criar uma nova equipa de futebol. Mas mais do que pedir paciência, peço a todos para que acarinhem a nova equipa técnica. Que acarinhem os miúdos e nunca deixem de apoiar o clube, pois estamos aqui para, em conjunto, trabalharmos na formação de uma equipa do futuro. OC

Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s