Futebol:: Moçambique continua com apenas três clubes licenciados

O Ferroviário da Beira, a Associação Black Bulls e a Liga Desportiva de Maputo continuam, até aqui, os únicos clubes que completaram o processo de licenciamento no País. No entanto, só terão acesso aos certificados a 01 de Outubro.

Por: Redacção

Os três emblemas completaram o processo de licenciamento no passado mês de Maio e, volvidos três meses, continuam os únicos com todos os requisitos reunidos. No entanto, as três colectividades só serão certificadas a 01 de Outubro conforme decisão da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) no âmbito do programa Pro-Licenciamento FMF.

Ainda assim, sabe OC-Olho Clínico que vários clubes terão já submetido a sua candidatura para obtenção do certificado, dispondo do prazo de até 15 de Setembro para a suprirem os vícios detetados, irregularidades e/ou omissões verificadas na papelada.

Refira-se que o processo de licenciamento de clubes é uma obrigatoriedade fixada pela federação para que os clubes nacionais possam competir no Moçambola e, pela Confederação Africana de Futebol para participação nas Afrotaças. Aliás, muito recentemente a Casa de Futebol determinou que só os emblemas de Primeira Linha certificados é que terão acesso ao Fundo Solidário da FIFA.

Reduzida para metade a taxa de licenciamento

Ainda no âmbito do Pro-Licenciamento, a federação decidiu reduzir em 50% a taxa administrativa para adesão a este processo. Mas isto só a partir do ano 2022, na medida em que, para o próximo ano, os clubes estarão isentos de pagamento de qualquer encargo “face à situação da pandemia do novo coronavírus”, conforme avança o organismo reitor do futebol nacional.

Assim, os clubes do Moçambola passarão a pagar 30 mil meticais, contrariamente aos 60 mil até aqui praticados. Os da Segunda Divisão que queiram aderir ao processo pagam, a partir de 2022, apenas 10 mil meticais, contra os 30 mil até aqui praticados. OC

Categorias:Início, Outras Futebol

1 reply

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s