PARA RETOMADA DO FUTEBOL: Clubes querem chegar às falas com o Presidente da República

Em desespero de causa, os clubes querem liderar o processo da retomada do futebol. Solicitam, por isso, uma audiência com o Presidente da República para abordarem o resgate desta modalidade no País, face à evolução da pandemia do novo coronavírus. Querem libertar-se da imensidão das dúvidas, umas geras, outras ainda não criadas.

Por: Abiatário Rombane/Redacção

A posição foi vincada pelos 14 clubes do Moçambola e pela Liga Moçambicana de Futebol (LMF), em reunião que ambos mantiveram segunda-feira, 31 de Agosto, na sede da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), em Maputo.

O encontro visava encontrar soluções para a possível retomada aos treinos e, por conseguinte, do Moçambola, que em princípio não terá público nas bancadas. No entanto, sem datas definidas para o arranque das duas actividades, um facto que está a afundar ainda mais a vida financeira dos clubes, os presidentes dos 14 decidiram que é chegada a hora de recorrer à via rápida para a busca de uma solução que salve o pouco que resta do futebol nacional.

E qual? Chegar às falas com o Presidente da República. O Mais Alto Magistrado da Nação porque,como todos sabem e, acreditamos, é muito sensível à questão do futebol, sobretudo à do Moçambola, na qual teve, aliás, uma participação activa na materialização da edição passada da prova”, conforme explicou Junaide Lalgy, que foi o porta-voz dos 14.

Sempre de acordo com a fonte, é neste aguardado encontro com Chefe de Estado que os clubes deverão transmitir as dificuldades geradas pela pandemia e, por conseguinte, lançar o grito de socorro, numa altura em que muitos estão à beira da falência devido à paralisação das suas actividades.

Ou seja, para a audiência que deverá ser concedida “queremos levar os nossos problemas e abordar tudo o que nos vem à alma sobre o que se deve fazer para que o futebol seja viável nos moldes actuais”.

Apesar a existência de instituições que podem mediar este assunto, como são os casos da Secretaria de Estado do Desporto (SED), FMF e até mesmo a LMF, Lalgy sublinhou que “queremos ser nós, os presidentes dos clubes, por via da Secretaria de Estado do Desporto, a marcar uma audiência com o Presidente da República”.

Queremos soluções e não dúvidas – Inácio Bernardo

Falando igualmente após o encontro, o presidente do Grupo Desportivo Maputo, Inácio Bernardo, reforçou que a decisão dos clubes de chegar ao diálogo com o Presidente da República não demite as instâncias superiores das suas reais competências, como as de mediar este assunto.

Pelo contrário. Disse o dirigente alvinegro que “estamos com a LMF e queremos aqui juntar a FMF e a Secretaria de Estado do Desporto para que juntos tomemos esta decisão (de dialogar com o Chefe de Estado)”.

O que nós queremos é que haja soluções. Não podemos continuar na dúvida. Nós os clubes estamos preocupados. Nós é que passamos o dia—a-dia dos problemas que temos para com os nossos atletas”, boldou, em itálico.

O presidente alvinegro pediu, no entanto, dinâmica no tratamento do pedido de audiência junto do Chefe de Estado, de modo a que não cheguem os meses de Outubro e Novembro, que nos seus cálculos deverão tornar ainda mais caótica a vida financeira dos clubes.

É que sem treinos, sem competição e sem apoio dos patrocinadores que condicionaram a retoma do apoio ao arranque das actividades desportivas, alguns emblemas deverão encerrar as portas. OC



Categorias:Início, Outras Futebol

1 reply

Trackbacks

  1. ÚLTIMA HORA: Gilberto Mendes reúne amanhã com LMF e os 14 clubes – OC – Olho Clínico MZ

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: