FIFA COVID-19:: FMF diz que vai dar sim dinheiro aos clubes!

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) disse ao OC-Olho Clínico que os clubes nacionais serão os primeiros beneficiários do Fundo Solidário da FIFA, de um milhão de dólares. No entanto, insta os beneficiários a serem exemplares e transparentes na sua aplicação, abrindo igualmente espaço para uma auditoria às contas.

Por: David nHASSENGO

Reagindo à informação segundo a qual o Fundo Solidário pode ser canalizado aos clubes, ligas de futebol e outras associações ligadas ao futebol, Feizal Sidat confidenciou-nos que os clubes nacionais serão os primeiros beneficiários de financiamento.

Falando em exclusivo para OC-Olho Clínico, Sidat explicou que os 14 clubes do Moçambola encerram uma prioridade, numa lista na qual fazem igualmente parte os emblemas que militam nos Campeonatos Provinciais, as onze Associações Provinciais de Futebol e as Associações Profissionais do Futebol, estás últimas desde que legalizadas (como são os caso do Sindicato Nacional de Jogadores e da Associação de Treinadores de Futebol).

Aliás, assegurou Sidat, “é neste sentido que estamos a trabalhar a nível da federação, desde há semanas“.

Sem no entanto adiantar os valores a serem alocados aos beneficiários, prometendo facultar a informação na próxima semana, o líder máximo do futebol nacional adiantou que a federação está neste momento a trabalhar num regulamento interno para a utilização deste valor, usando como documento orientador o Plano de Assistência FIFA COVID-19: Regulamentos do Estágio 3 já enviado pela FIFA.

Temos de primeiro estabelecer os critérios para a canalização do dinheiro aos clubes do Moçambola e dos Campeonatos Provinciais, às Associações Provinciais e outras associações com o Sindicato dos Jogadores e a Associação de Treinadores. Será depois disponibilizado um formulário a ser preenchido por todos estes beneficiários”, explicou.

Se por um lado os critérios orientarão os beneficiários sobre a devida utilização dos fundos, sempre em observância ao regulamentado pela FIFA, é exactamente no formulário que os clubes e as associações deverão minuciosamente informar que despesas têm por pagar.

Os clubes e as associações devem ter sempre em conta que o valor é para reduzir as perdas e/ou cobrir as necessidades causadas pela pandemia do novo coronavírus”, recordou.

A FIFA irá auditar a aplicação do apoio

Ao OC-Olho Clínico, Sidat lançou um alerta para os clubes e as associações beneficiárias, no sentido de serem exemplares e transparentes na aplicação do dinheiro que é da FIFA, direccionando-o sempre para onde é realmente necessário.

Ou seja, depois de preencherem o formulário e beneficiarem dos valores, os clubes e as associações devem enviar-nos um relatório detalhado sobre a sua aplicação, permitindo, igualmente, que a mesma seja auditada”, explicou Sidat, referenciando que a cultura de prestação de contas deverá ser transversal por todos os beneficiários, até porque a FIFA assim o exige. OC



Categorias:Início, Outras Futebol

1 reply

Trackbacks

  1. FUTEBOL:: FMF anuncia hoje canalização do apoio da FIFA aos clubes – OC – Olho Clínico MZ

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: