COVID-19:: O desporto colectivo poderá regressar a qualquer momento!

O desporto colectivo deverá retomar a qualquer momento à fase de treinamento, caso os clubes garantam que estão em condições sanitárias de o fazer. É por isso que decorre, actualmente, uma campanha de inspecção aos recintos desportivos, levada a cabo por uma equipa multi-sectorial do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado do Desporto e da Liga Moçambicana de Futebol.

Por: Abiatário rombane

Esta é a leitura que se deve fazer da comunicação proferida na noite de quarta-feira, 05 de Agosto, pelo Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, na qual decidiu decretar um novo Estado de Emergência.

Durante a intervenção, o Estadista deu a conhecer as três fases da retoma gradual da vida sócio-económica, não tendo feito em nenhuma delas qualquer referência à actividade desportiva colectiva.

Na verdade e, sempre de acordo com Nyusi, as modalidades desportivas colectivas têm “a sua retomada dependente da verificação das condições que forem impostas pelas autoridades sanitárias e pelos organismos de inspecção”.

Ou seja, o desporto colectivo não está afinal ostracizado. Pelo contrário. Deve preparar-se para regressar a qualquer a momento, mediante a garantia de condições sanitárias para a segurança dos seus agentes.

Este entendimento é igualmente explicado pelo trabalho de inspecção conjunto que os técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria do Estado do Desporto e da Liga Moçambicana de Futebol têm vindo a realizar nos clubes.

O relatório a ser produzido por esta equipa de trabalho é que será determinante para a retoma ou não dessas modalidades.

Dito de outro modo, a bola está agora no campo dos clubes que deverão, nos próximos dias, provar que cumprem escrupulosamente com as recomendações emanadas no protocolo sanitário, sendo assim capazes de convencer o Chefe de Estado a decidir favoravelmente pelo seu regresso ao activo.

Refira-se que, ainda na sua intervenção, o Presidente da República anunciou a retoma dos ginásios e do exercício dos desportos motorizados a partir de 01 de Setembro, a chamada “Fase 2 para o alívio das medidas restritivos“.

1 reply

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s