OBITUÁRIO: Faleceu Mansur Daúde, o líder que engrandeceu (o Clube de) Gaza

O País perdeu desportivo e empresarial perdeu este sábado, 01 de Agosto, Mansur Daúde, antigo presidente do Clube de Gaza, um enorme impulsionador do desporto a nível da província com o mesmo nome. Um homem que em vida sempre defendeu que não há sucesso sem a necessária conjugação da humildade, perseverança e honestidade.

Por: Redacção

Bay Mansur – como era tratado pelo vulgo – teve complicações cardíacas que precipitaram a sua morte no princípio da noite deste sábado, 01 de Agosto, informaram fontes familiares ao OC-Olho Clínico.

Natural de Manjacaze, bay Mansur Daúde foi um grande impulsionador do futebol na província de Gaza, tendo-se destacado na liderança do Clube de Gaza, no qual esteve ligado desde 1974 até aos dias de hoje.

Entre 74 e 75 foi tesoureiro do clube tendo, após a proclamação da Independência Nacional, ocupado o cargo de vice-presidente.

Com a saída de Liberato Fragoso da presidência, em finais de 1976, Mansur Daúde foi eleito presidente do clube, funções que assumiu durante três décadas: de 1977 a 2007.

Quando pensava que iria finalmente se aposentar, foi depois desse período convidado a assumir as funções presidente da Mesa da Assembleia-Geral do seu Clube de Gaza. Na gestão dos sócios teve missão manter a moral, os valores e o equilíbrio social deste emblema que já esteve no topo do futebol nacional graças a si.

Como presidente da colectividade, bay Mansur Daúde liderou o emblema para a histórica conquista da Taça de Moçambique em 1991. Nesse memorável encontro da final, o Clube de Gaza teve de esperar pelo prolongamento para derrotar o Maxaquene por 2 a 1, depois do empate a um golo registado no tempo regulamentar.

O golo de ouro do Clube de Gaza foi aliás apontado por Zito Muchanga, capitão da equipa, no minuto 98.

Como que a confirmar a hegemonia do Clube de Gaza, em 1992 venceu a Supertaça Nacional…Tendo, no mesmo ano, sido finalista vencido da Taça de Moçambique. Perdeu para o Costa do Sol, por 4 a 1, em desafio que também foi ao prolongamento.

No Campeonato Nacional de Futebol, o Clube de Gaza teve os melhores registos em 1991 e 1992, quando nas duas edições ocupou a quarta posição da tabela classificativa. Era um forte candidato ao título, (intro)metido na hegemonia dos emblemas da capital. Nos anos 90 levou a equipa a participar nas Afrotaças.

Para além de dirigente desportivo, Bay Mansur notabilizou-se como empresário ligado à industria de hotelaria e restauração. Foi proprietário do Restaurante A Pontinha, uma paragem obrigatória à entrada e saída da Cidade de Xai-Xai, bem como do Complexo Turístico Halley, localizado na praia da capital provincial de Gaza. OC

Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s