FIFA:: Infantino promete 10 selecções africanas no Mundial-2026

A boa-nova foi anunciada quarta-feira, 29 de Julho, por Gianni Infatino, presidente da FIFA durante uma reunião por vídeo-conferência com os presidentes da CAF e de diversas federações desportivas internacionais, incluindo a de Moçambique.

Por: David Nhassengo

De acordo com a síntese do encontro, elaborada pela Federação Moçambicana de Futebol, o número 1 da FIFA aproveitou o encontro para revelar que o continente africano poderá duplicar a quota a que tem direito na fase final do Campeonato Mundial de Futebol.

Dos actuais cinco para dez a partir de 2026, ano em que a prova será co-organizada no continente americano por Canadá, Estados Unidos e México, entre os meses de Junho e Julho.

Com esta decisão, a FIFA diz querer garantir que mais “países de África marquem presença na maior e mais privilegiada prova de futebol ao nível das nações”, fundamenta a FMF na nota que faz a síntese do encontro mantido por vídeo-conferência.

Alteração do regulamento de internacionalização

Num outro desenvolvimento, a FMF fez saber que o organismo internacional está igualmente aberto a rever o regulamento de internacionalização de jogadores com dupla nacionalidade, um tema que já há muito tem preocupado os africanos que têm perdido muito talento para a Europa, que depois são sub-aproveitados devido à forte concorrência naquele futebol.

Pretende-se, com esta revisão, que o “jogador que representar um País e depois de um certo tempo deixar de ser opção, poderá optar por envergar a camisola do outro país de que também possui a nacionalidade”, escreve a federação, sublinhando que este será um do temas de debate no próximo congresso da FIFA, agendado para o próximo dia 18 de Setembro.

Ainda no encontro, Gianni Infantino manifestou a vontade de ver as provas africanas mais competitivas, assegurando que deverá estudar com a CAF diversos cenários para a realização das Ligas Africanas e, quem sabe, o continente acolher uma edição do Mundial de Clubes.

Refira-se que, na reunião havida esta quarta-feira, 29 de Julho, Moçambique fez-se representar por Feizal Sidat, presidente da FMF. OC

Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s