NYUSI mantém as medidas de restrição e o desporto deve esperar!

Findos os 120 dias de Estado de Emergência, o Presidente da República decidiu manter as medidas de restrição impostas neste âmbito. Prometeu, para os próximos dias, a divulgação de medidas e estratégias para o futuro imediato.

Por: David Nhassengo

Na sua Comunicação à Nação, feita na noite desta quarta-feira, 29 de Julho, Filipe Jacinto Nyusi enalteceu os ganhos alcançados nos quatro meses da duração do Estado de Emergência, cujas medidas tomadas, segundo referenciou, salvaram vidas, dotaram o País de uma capacidade de organizar respostas contra a evolução da pandemia e de uma maior comunhão entre os moçambicanos.

Por esse motivo, Nyusi instou os moçambicanos a consolidarem tais ganhos alcançados na vigência do período excepcional ora findo, convidando-os a acatarem e a seguirem as recomendações de prevenção contra o novo coronavírus, bem como as medidas emanadas pelas autoridades nacionais.

Apesar de 29 de Julho ser o último dos 120 dias do Estado de Emergência que entrou em vigor a 01 de Abril último, o Estadista determinou que “para os dias que seguem todas as medidas actualmente em vigor devem continuar a ser seguidas com a mesma alma e mesmo vigor de sempre”.

Esta decisão, de acordo com o Chefe de Estado, visa dar o conforto necessário para que já esta quinta-feira, 30 de Julho, possa enviar o relatório das decisões tomadas nos últimos quatro meses à Assembleia da República, “dando cumprimento ao estipulado na Constituição da República”.

Logo de seguida tomaremos decisões sobre as estratégias e medidas que iremos adoptar para o nosso futuro imediato. Tornaremos públicas essas medidas, através de uma Comunicação à Nação”, acrescentou o Chefe de Estado, sugerindo que os próximos dias serão decisivos.

O desporto e outros sectores devem esperar!

Ainda na sua comunicação, o Chefe de Estado fez saber que os passos a serem dados rumo ao novo normal serão ditados pela evolução da epidemia em todo o território nacional.

No entanto, deixou uma janela aberta para a retoma de várias actividades económicas e sociais, ao lembrar que, “como Governo e, aconselhados pela Comissão Técnico-Científica, iniciamos um diálogo produtivo com diversos sectores da sociedade para, de forma gradual e diferenciada, definir a retoma das várias actividades”.

Tal desejada retoma, ressaltou Nyusi, “será conduzida de forma faseada e com critérios dirigidos para cada sector”, visto ser vontade do Governo que dirige “a consolidação dos passos já dados, querendo dar passos seguros para uma maior abertura da economia e da sociedade”.

Por fim, o Chefe de Estado destacou que “seguiremos com prudência enquanto não estiverem disponíveis medicamentos e vacinas para a COVID-19”.

Categorias:Início

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s