CAF:: Eis os requisitos para aprovação de estádios para jogos internacionais

A Confederação Africana de Futebol (CAF) determina que apenas os estádios de alta qualidade serão aprovados para acolherem jogos das selecções nacionais e dos clubes envolvidos nas Afrotaças. Insta, por outro lado, os países africanos a aproveitarem o período de interrupção da actividade desportiva para melhorarem os seus recintos desportivos.

Por: David Nhassengo

Com efeito, aquele organismo continental definiu uma série de “Requisitos de Estádios da CAF”, que devem ser observados para a necessária aprovação de um campo indicado para acolher jogos internacionais.

Tais requisitos estão divididos em dois grupos, com o destaque para os chamados “Mandatórios”, que são de cumprimento obrigatório, sem os quais o estádio fica vetado de acolher desafios.

Os outros, designados “Secundários”, são também obrigatórios, sem no entanto serem decisivos para a reprovação do recinto em caso de incumprimento – são deixadas algumas recomendações e um prazo para o cumprimento.

Conheça todos os “Requisitos de Estádios da CAF”

Mandatórios – Obrigatórios para aprovação

  • Relvado de alta qualidade (Natural ou Artificial) – O campo de jogo deve ser absolutamente suave e nivelado. Com relva natural, deve haver um sistema de rega eficiente para uso em clima seco. No caso de relva artificial, deve possuir um certificado FIFA válido.
  • Projectores de pelo menos 1200 LUX (no caso de jogos nocturnos) – Para jogos que não serão disputados durante o dia e que serão disputadas sob iluminação artificial, é necessária uma iluminação horizontal mínima de 1200 Lux.
  • Bancos para equipas e oficiais – Deve haver dois bancos de suplentes para as equipas e um banco para os oficiais. Estes devem ser de materiais de alta qualidade.
  • Assentos individuais nos estádios – Os assentos dos espectadores devem ser individuais, fixos (por exemplo, no chão), separados um do outro, modelados, numerados, feitos de um material inquebrável e não inflamável e devem ter um encosto de uma altura mínima de trinta (30) centímetros quando medidos do assento.
  • Balneários limpos e decentes com padrão internacional – Os estádios devem oferecer balneários espaçosos e de alta qualidade para garantir que jogadores e árbitros possam realizar suas actividades com conforto e segurança. É essencial que os dois balneários principais do estádio sejam de tamanho, estilo e conforto iguais.
  • Instalações sanitárias para espectadores – Instalações sanitárias limpas e higiênicas suficientes para ambos os sexos devem ser distribuídas por todos os sectores do estádio. Banheiros e mictórios devem estar equipados com descarga. Pias e amenidades como papel higiênico e sabão devem estar disponíveis.
  • Certificado de Segurança e Incêndio no Estádio – Emitido por autoridades locais que não podem ter mais de 2 anos
  • Instalações de primeiros socorros e tratamento para atletas, oficiais e espectadores – O estádio deve estar equipado com uma sala dedicada para primeiros socorros e tratamento médico de jogadores, oficiais e espectadores.
  • Sala de Controlo do estádio (VOC) – Cada estádio deve ter uma sala de controlo com uma visão geral do interior do estádio e estar equipada com equipamentos de endereço público e telas monitores de vigilância.
  • Mastros de bandeira – O estádio deve estar equipado com um mínimo de seis (6) mastros de bandeira ou outros tipos de suporte, permitindo que seis (6) bandeiras possam ser alçadas no estádio. 
  • Instalações de média e imprensa – Sala de conferência de imprensa equipada com pódio, plataforma de câmara, Split box, sistema de som, conexão à Internet (WI-FI) e cadeiras. Esta sala ou seção deve ter pelo menos trinta (30) assentos para os representantes da mídia.
  • Hotéis para acomodação de equipas e oficiais – Mínimo 4 estrelas próximo ao local do jogo.
  • Hospitais ao redor do local/estádio.

SECUNDÁRIO – Obrigatório (em caso de não conformidade, o estádio pode ser temporariamente aprovado com recomendações e prazos específicos para cumprimento

  • Sistema de iluminação de emergência – Para garantir a segurança e orientar os espectadores e as equipas, o estádio deve estar equipado com um sistema de iluminação de emergência aprovado pelas autoridades locais competentes para uso em caso de falha geral da iluminação em qualquer parte do estádio em que o público ou as equipas tenham acesso, incluindo todas as rotas de saída e evacuação.
  • Sistema de endereços públicos – O estádio deve estar equipado com um sistema de endereço público.O sistema de endereço público deve cobrir tanto o interior quanto o exterior do estádio e ser protegido contra falhas na fonte de alimentação principal.
  • Acesso e saída do público – Um mínimo de dois (2) anéis de segurança externos devem ser criados ao redor do perímetro externo do estádio pelo pessoal de segurança antes da cerca do perímetro externo do estádio.
  • Estacionamento dedicado para espectadores – Espaço para estacionamento de no mínimo dois (2) autocarros e dez (10) carros deve estar disponível para as equipas e oficiais. Uma área de estacionamento dedicada e segura para hóspedes VIP e VVIP. Área de estacionamento dedicada aos adeptos. OC


Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: