FMF:: Gabinete Técnico apresenta novo figurino dos nacionais de formação

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis e de Juniores terão um novo figurino competitivo a partir da próxima temporada futebolística. A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) passa a assumir as despesas que condicionavam a participação dos clubes.

Por: David nhassengo

Em conversa com OC-Olho Clínico, Arnaldo Salvado, director do Gabinete Técnico da FMF, revelou que a adopção do novo modelo competitivo dos escalões de formação visa garantir a participação, sem condicionalismos, de todas as equipas do País, no âmbito da dinamização da formação de novos talentos, por um lado e, por outro, da massificação do futebol a nível nacional.

Neste quadro, as duas competições, de juvenis e de juniores, passam a dispor de três fases, a começar pelos já existentes Campeonatos Provinciais que deverão, a partir da próxima época, apurar os representantes de cada província para as provas zonais.

Ou seja, “os campeões provinciais apuram-se para a fase zonal, que nas três parcelas do País deverá decorrer durante as férias escolares. Ao todo, serão quatro equipas concentradas numa única cidade – por cada uma das três regiões – que disputarão o apuramento para o Campeonato Nacional destes dois escalões. De juvenis e de juniores”, explicou a fonte.

A seguir a isso, vamos organizar a fase final, que é a nacional, na qual estarão os três campeões de cada zona, mais uma quarta equipa que será, no caso, o segundo classificado da região a que pertence a cidade anfitriã da prova”, detalhou.

Geny Catamo, agora no Sporting de Portugal, dominando a bola, sob olhar atento de Abel Joshua, hoje no Vitória de Guimarães

Ao que acrescentou Salvado, a inovação aqui é que as despesas decorrentes da participação das equipas, quer nas fases regionais, quer na fase final, serão na totalidade suportadas pela FMF, que se encarregará de garantir “a deslocação, a alimentação, a hospedagem, o pagamento de arbitragem, entre outras despesas que sufocavam os clubes participantes”.

Idem na fase nacional. Todas as despesas serão suportadas pela federação. Mesmo que haja necessidade de as equipas viajarem de avião, nós iremos garantir isso”, rematou o director técnico.

A estratégia é para garantir a participação de todos

Ao OC-Olho Clínico, Salvado confirmou que a adopção deste figurino dos Campeonatos Nacionais de Juvenis e de Juniores visa “motivar a participação das equipas sem condições financeiras de o fazer, como também,acabar com as desistências”, acrescentou.

Contextualizando, o pensador técnico da federação lembrou que “as equipas das camadas de formação tinham sérias dificuldades de participar nessas provas nacionais. Por exemplo, se a prova de juvenis decorresse em Cabo Delgado, as equipas de Maputo, de Gaza e de Inhambane dificilmente lá iam por conta das despesas que deveriam custear. Idem de juniores, se acontecesse em Maputo: raramente tínhamos clubes das regiões Centro e Norte a competir”.

Portanto, queremos motivar os clubes a participarem nestas provas e, desta forma, dinamizarmos a formação no País”, disse Arnaldo Salvado. OC



Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: