COVID-19:: Clube nacional dispensa atletas após três meses de redução salarial

O Lions de Miassawa, clube que milita no Campeonato Provincial de Futebol de Tete, decidiu dispensar os atletas após cumprimento dos três meses de lay-off laboral decididos pelas entidades desportivas e laborais. E agora?

Por: Abiatário Rombane

O emblema justifica a decisão com as dificuldades financeiras porque passa, agravadas pelo novo coronavírus, essa pandemia universal que precipitou em Março último a suspensão de toda a actividade desportiva nacional.

Para consubstanciar a decisão, o clube revela ter já cumprido com os três meses de lay-off laboral acordado em Abril último entre os clubes, jogadores e treinadores, que previa a redução de salários dos atletas e técnicos em 40 e 50%.

Ou seja, na leitura desta colectividade, cumpridos os três meses de pagamento dos salários reduzidos, tanto o clube como os atletas ficavam a 01 de Julho livres de continuar ou não com a ligação, tendo as dificuldades financeiras do clube forçado a rescisão colectiva de contratos.

Até porque – conforme diz uma fonte ao OC-Olho Clínico – o clube tanto esperou por orientações superiores, quer da associação provincial, quer da federação, visto que quando foram definidos os três meses para a redução de salários, nomeadamente Abril, Maio e Junho, ficou combinado que todas as partes voltariam a sentar-se para a reavaliação da situação, o que até aqui não aconteceu.

A lei fala de três meses, nos quais deveríamos pagar 75% no primeiro mês da paragem, 50% no segundo e 25% no terceiro e que, prevalecendo a situação, poderíamos recorrer à rescisão de contratos. Nós optamos por pagar 50% em cada um dos três meses e, não vendo melhorias da situação, dispensamos todos os atletas”, argumenta.

Ainda assim, o Lions de Missawa garante que detém o direito de preferência sobre os atletas ora dispensados, que podem ser chamados a qualquer momento havendo essa ordem superior para o regresso da actividade desportiva. Até porque este emblema, garante a fonte, está entre os 19 emblemas filiados na Associação Provincial de Futebol de Tete e inscritos para o campeonato provincial relativo à época 2019. OC

Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s