Moçambicanos retiram-se da SAD do Amora FC

Volvido pouco mais dois anos desde a aquisição de 75%, os investidores moçambicanos Junaide Lalgy e Rafik Sidat decidiram abandonar a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do clube português Amora FC. Pretendem concentrar o investimento nos seus clubes intramuros: Black Bulls e Liga Desportiva respectivamente.

Por: Abiatário Rombane

Por detrás desta decisão está a inviabilidade do projecto, na medida em que a subida ao Campeonato de Portugal e o sonho da subida à Segunda Divisão exigiram dos investidores moçambicanos uma maior injecção de capital por forma a dar maior robustez à equipa, dotando-a de capacidade de ombrear com os seus adversários.

E foi necessariamente para evitar que o investimento não tenha o devido retorno, financeiro e desportivo, que Lalgy e Sidat decidiram colocar à venda as suas acções, tendo esta semana chegado a acordo com um grupo de investidores americanos que ficará com os 75% que pertenciam os moçambicanos.

Com a saída do futebol português, os empresários Junaide Lalgy e Rafik Sidat deverão redirecionar o investimento aos clubes nacionais nos quais são presidentes, nomeada e respectivamente a Associação Black Bulls e a Liga Desportiva de Maputo, colectividades que vão disputar o Moçambola2020.

De lembrar que a entrada dos moçambicanos na estrutura accionista da SAD do Amora FC tinha por objectivo devolver aquele emblema português às principais competições daquele país, especificamente à Segunda e à Primeira Divisão, bem como servir de porta de entrada de futebolistas oriundos de Moçambique no mercado europeu.

Dois anos e nove atletas oriundos de Moçambique depois…

Ao longo dos dois anos em que a SAD esteve sob a gestão de moçambicanos, tendo Zuneid Sidat como administrador representante dos investidores, pelo Amora FC passaram um total de nove atletas oriundos de Moçambique.

Trata-se dos moçambicanos Geraldo, Gildo, Bruno Langa, Geny Catamo, Zidane, Abel Maestro e Gaby Pinho, ademais do camaronês Eva Nga e do nigeriano Johnson. OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s