LICENCIAMENTO: Clubes defendem um processo que olha para o contexto nacional

Dirigentes desportivos exigem que os requisitos para o licenciamento de clubes do Moçambola seja adequado à realidade do País. A existência de três clubes até aqui licenciados ganha, desde já, uma nova explicação. FMF anuncia para breve a apresentação do documento final.

Por: Abiatário Rombane

É que os clubes verificaram que muitas das condições exigidas para o seu licenciamento são para o nível de competição sob égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), nomeadamente as Afrotaças. Não olham, por isso, para as condições, nem para realidade dos clubes e do futebol moçambicano.

Um facto que reduz, de resto, a elegibilidade para a certificação das colectividades, por enquanto reduzidas a…Apenas três!

Por isso, as partes envolvidas no processo, nomeadamente os Clubes, a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) e a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) chegaram a acordo no princípio desta semana para que, juntamente com a Comissão de Licenciamento, se “refine a lista de requisitos para o licenciamento“, conforme revelou Jeremias da Costa, presidente do Costa do Sol e voz autorizada para falar em nome de todos os emblemas do Moçambola. Afinal, trata-se do campeão nacional em título.

A ideia por detrás deste processo é de que a Comissão de Licenciamento apresente na próxima semana a lista final e definitiva dos requisitos para a certificação, igualmente “capaz de assegurar que mais clubes possam estar licenciados para o Moçambola“, acrescentou Jeremias da Costa.

Está para breve apresentação do documento final

O encontro de segunda-feira, 06 de Julho, parece não ter sido suficiente para que o processo dê um passo seguinte. Notável.

Esta quarta-feira (08), as partes interessadas reuniram pela enésima vez para discutirem o projecto de licenciamento. Sentaram-se à mesma mesa a FMF, LMF e representantes dos clubes.

Foi um encontro bastante produtivo, com discussões que se centraram na análise dos documentos do projecto Pro Licenciamento da FMF, bem como do regulamento de estádios para o Moçambola“, informou a federação, em comunicado dirigido ao público.

Sobre a recomendação decorrente do acordo alcançado segunda-feira (06), o comunicado não faz uma referência directa, porém refere que “foi uma ocasião para alinharem ideias e finalizar os documentos, tendo os stakeholders aprovado as exigências do documento“, pelo que “a FMF irá convocar oportunamente uma conferência de imprensa para apresentação oficial do projecto Pro Licenciamento“. OC

Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s