COVID-19: Moçambique declara o 1º óbito e é de um menor

Na actualização desta segunda-feira, 25 de Maio, a Direcção Nacional de Saúde Pública anunciou o primeiro caso de óbito por Covid-19 no País. Há 15 novos casos positivos e 20 recuperados.

O óbito foi declarado em uma criança de 13 anos de idade, residente na cidade de Nampula, que antes da infecção pelo novo coronavírus apresentava uma patologia crónica, o que terá agravado o seu estado clínico.

Aliás, de acordo com a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, a criança testou na última sexta-feira para a COVID-19 e o resultado positivo só veio a ser conhecido esta segunda-feira (25), dia em que ela perdeu a vida.

Ainda no habitual informe diário prestado esta segunda-feira (25), as Autoridade Sanitárias anunciaram a existência de 15 novos casos de COVID-19, diagnosticados em um total de 331 testes realizados nas últimas 24 horas.

Todos os novos infectados são cidadãos de nacionalidade moçambicana, sendo que 10 apresentam sintomatologia leve a moderada e 05 são assintomáticos.

Mais da metade (53%) destes casos foram diagnosticados em menores de 15 anos de idade.

4 casos foram reportados em Cabo Delgado, 3 também em Nampula (um dos quais declarado óbito), 1 em Tete, Changara, 2 na cidade da Beira, 2 em Gaza, Manjacaze, 1 na Cidade da Matola e 2 na cidade de Maputo.

A par dos novos casos positivos, as Autoridades Sanitárias registaram 20 pessoas recuperadas da doença provocada pelo novo coronavírus, subindo assim para 71 o número de pacientes curados.

Trata-se dos casos 15, 22, 25, 26, 28, 36, 38, 46, 50, 52, 55, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67 e 68. Todos residentes no acompanhamento da empresa petrolífera Total em Afungi, Cabo Delgado. 8 são moçambicanos. Cursaram sem sintomatologia e venceram a doença em isolamento domiciliar.

Com estes dados, subiu para 209 o número cumulativo de casos de COVID-19 em Moçambique, dos quais 183 por transmissão local e 26 por importação.

Com 71 recuperados e um óbito, o número de pessoas com a doença activa é 137.

Refira-se que o País testou, até hoje, um total de 8796 pessoas suspeitas de estarem infectadas com o novo coronavírus. David Nhassengo



Categorias:Início

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: