BLACK BULLS é um exemplo em Moçambique

Para o secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, o projecto de construção do Estádio da Matola, pertencente à Black Bulls, é um exemplo nacional que deve inspirar todos os clubes ao longo do nosso País.

Gilberto Mendes fez estes pronunciamentos durante a visita que efectuou esta segunda-feira, 18 de Maio, ao complexo desportivo da Associação Black Bulls, localizado no bairro de Tchumene, Município da Matola.

Na ocasião, o governante contextualizou a visita, referenciando que a mesma “serve para mostrar ao mundo que nós temos uma indústria desportiva activa e com um investimento privado considerável. Mas mais do que um exemplo para as instituições de Estado, temos aqui um investimento totalmente privado”.

Fazendo-se acompanhar por diversos presidentes de clubes que militam no Moçambola, pelo presidente do Comité Olímpico de Moçambique, por quadros da Secretaria de Estado do Desporto, bem como por jornalistas desportivos e capitães da selecção nacional de futebol, o secretário de Estado do Desporto explicou que convidou os referidos agentes desportivos por forma a “beberem um pouco da experiência da Black Bulls, no sentido de também encontrarem soluções para as suas infraestruturas desportivas”.

Gostaria, por isso, que este exemplo fosse levado para todo o País”, acrescentou Gilberto Mendes, que se disse muito satisfeito pela forma como está a ser edificado o Estádio da Matola pela Associação Black Bulls.

São infraestruturas com muita boa qualidade e que vão beneficiar o desporto nacional, no seu todo”, concluiu.

Esta casa é de todos, não somente da Black Bulls

Intervindo também por ocasião da visita, o presidente e patrono da Associação Black Bulls, Junaide Lalgy, começou por explicar que a construção deste complexo deriva da sua experiência como gestor desportivo.

Tive uma grande lição durante os sete anos em que estive ligado ao Clube de Chibuto, segundo a qual qualquer projecto na área desportiva precisa de uma infraestrutura. Que caso contrário será difícil singrar”.

A partir da altura em que se criou a Associação Black Bulls, contou Junaide Lalgy, “entendemos que deveríamos ter também infraestruturas. Foi por isso que surgiu este projecto, que como puderam ver não é só da construção de campos, mas também de uma academia para acomodar os próprios atletas”.

É um projecto ambicioso, que muito nos emociona e nos enche de orgulha. O que estamos a fazer aqui não tem preço. É de uma nobreza proveniente da vontade e do querer fazer mais e melhor pelo desporto moçambicano”, fundamentou.

Numa outra abordagem, o patrono da Associação Black Bulls aproveitou a presença de representantes de outros clubes para explicar que, pelas suas dimensões, este complexo desportivo “é muito grande só para o uso da Black Bulls”.

Esta casa não é somente da Black Bulls. É de todos nós. Temos aqui condições e campos suficientes para clubes nacionais e estrangeiros poderem vir estagiar. Numa fase complementar do projecto, iremos edificar um hotel especificamente para acomodar atletas a custos baixos. Queremos igualmente organizar torneios internacionais a nível de escalões de formação, visto que estamos virados e focados na formação de novos talentos”, finalizou Junaide Lalgy.

Refira-se que o projecto do Estádio da Matola prevê a construção de quatro campos, sendo que o principal encontra-se actualmente na fase de conclusão e outro, anexo, já em uso para treinos. Foram ainda edificadas 14 residências para os atletas e um refeitório. Refira-se que as residências foram baptizadas com os nomes de todas as províncias do País, ademais de Chibuto, Matola e Maqueze. GCI/ABB

Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s