A dura vida do Maxaquene no novo quadro competitivo

O novo quadro competitivo nacional, aprovado pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF), traz maior competitividade para os clubes nacionais, que chegarão às provas nacionais a 04 de Abril com a devida rodagem. No entanto, o novo mapa tornou mais longo o caminho de acesso ao Moçambola para colectividades que ambicionam a Primeira Liga.

Usamos como exemplo o Clube dos Desportos da Maxaquene, que na temporada passada foi despromovido do Moçambola. Como os tricolores, citamos tacitamente casos do Clube de Chibuto, do Desportivo de Nacala, Têxtil de Púnguè, Baía de Pemba, do Ferroviário de Quelimane, Sporting de Nampula, Desportivo da Matola, Mahafil, entre outras colectividades do escalão secundário de todas as províncias do País.

Ao longo da presente temporada, o Maxaquene poderá disputar um máximo de quatro provas competitivas, contra três das equipas que militam no Moçambola. Porém e, a começar, o histórico estará metido em três desafios.

Campeonato da Cidade de Maputo

De 01 de Fevereiro a 22 de Março do ano em curso, os tricolores poderão reviver os clássicos e derbys todas as semanas, ao disputar o Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo, que envolverá todas as equipas da capital do País filiadas na Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM).

Ou seja, trata-se aqui de uma prova oficial de rodagem para os clubes, que substitui a extinta Taça de Honra, mais tarde Torneio Mavila Boy, disputada por emblemas do Moçambola e das provas da Cidade de Maputo.

O vencedor, que deve ser conhecido até 22 de Março, será designado Campeão Provincial, porém sem influência nenhuma nas provas nacionais subsequentes.

Campeonato da Cidade da Segunda Divisão – Fase I

A 04 de Abril, o Clube dos Desportos da Maxaquene estreia-se na segunda divisão, que neste ano será disputada em duas fases, sendo a primeira através de competições provinciais.

Neste Campeonato Provincial da Segunda Divisão – Fase I, os tricolores vão medir forças com todas as equipas da Cidade de Maputo que também ambicionam ascender ao Moçambola do ano 2021. Estrela Vermelha, Matchedje, Águias Especiais, Mahafil, Académica, Nacional, Mahafil, Vulcano, Atlético, Racing, Primeiro de Maio e um largo etcetra de colectividades sonantes a nível da capital do País.

E para continuar no caminho do regresso ao Moçambola de 2021, este histórico deverá obrigatoriamente vencer esta competição. Ou seja, sagrar-se Campeão da Cidade da Segunda Divisão. Se não for campeão ficará por terra.

Campeonato Provincial da Segunda Divisão – Fase II

O clube tricolor só poderá tomar o seu lugar nesta prova se for Campeão da Cidade da Segunda Divisão – Fase I. Ou seja, caso termine na primeira posição da competição anterior.

Nesta segunda fase, o Maxaquene – se for campeão na cidade – defrontará os campeões das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, numa prova regional que irá apurar o representante da Zona Sul no Moçambola de 2021.

Esta competição envolverá quatro equipas, num sistema de todos contra todos e em duas voltas. Ou seja, será disputada em seis jornadas para se apurar o campeão e representante da região no Moçambola do próximo ano.

O Campeonato Provincial da Segunda Divisão – Fase II decorrerá após o término da primeira fase provincial, sendo que o seu término está programado para 04 de Outubro.

Taça de Moçambique

Esta será a quarta prova a ser disputada pelo Maxaquene ao longo da época. Continuará, abaixo do Moçambola, a segunda maior prova futebolística do País. Não houve alterações de vulto com a introdução do novo quadro competitivo. Mas o clube tricolor disputará a mesma a partir da província e ir lutando pela fase nacional, passando pela regional.



Categorias:Início, Outras Futebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: