A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu revolucionar o quadro competitivo nacional para a temporada futebolística 2020, na verdade um ensaio para a futura alteração da época desportiva ainda em estudo.
A decisão foi tomada pela nova FMF, sob liderança de Feizal Sidat, sempre em coordenação com as Associações Provinciais de Futebol e a Liga Moçambicana de Futebol. Com efeito, assim fica o novo quadro competitivo nacional.
CAMPEONATOS PROVINCIAIS
É a prova oficial do novo quadro competitivo nacional. O Campeonato Provincial será disputado em cada uma das 11 províncias do País e envolverá todas as equipas inscritas em cada Associação Provincial. Ou seja, será disputada pelas equipas que militam no Moçambola em representação da província e as equipas que vão disputar o Campeonato da Provincial. Conhecida como Taça de Honra e mais tarde Mavila Boy em Maputo, esta competição, organizada pelas associações provinciais, deverá decorrer de 01 de Fevereiro a 22 de Março. O vencedor será oficialmente designado Campeão Provincial de Futebol.
MOÇAMBOLA2020
Será, em princípio, disputado pelas 11 equipas que asseguraram a manutenção na época passada e os três representantes de cada Região do País: Black Bulls pelo Sul, Matchedje de Mocuba pelo Centro e Ferroviário de Lichinga no Norte. Conforme o decidido no encontro havido entre a FMF e a Liga Moçambicana de Futebol, a prova-raínha deverá ser disputada entre 04 de Abril e 22 de Novembro. O que o novo quadro competitivo traz, de novo, é que a prova deverá ser disputada exclusivamente ao fim-de-semana. Precisamente de sexta a segunda-feira. Deixam de existir jogos a meio-de-semana, não havendo motivos de força maior que os remarquem.
Adiante, só poderão competir no Moçambola2020 todos os clubes que aderirem ao Licenciamento de Clubes, cuja adesão tem o seu término no próximo dia dos namorados. Os jogos da COSAFA já não irão forçar paragens do Campeonato Nacional, recorrendo–se ao regulamento do número de convocados por equipa para forçar adiamento de jogos.
CAMPEONATOS PROVINCIAIS DA SEGUNDA DIVISÃO – I FASE
Esta prova, que passa a ser designada Campeonato Provincial da Segunda Divisão, será disputada em cada uma das 11 províncias pelas equipas admitidas para a sua disputa, incluindo as equipas despromovidas do Moçambola2019. Esta competição será organizada, naturalmente, pela respectiva Associação Provincial de Futebol.
O vencedor da prova, designado por Campeão Provincial da Segunda Divisão, ganha o direito de disputar a Poule Regional de Apuramento ao Moçambola2021, adiante designada por Segunda Fase do Campeonato Provincial da Segunda Divisão.
Tanto a primeira como a segunda fase deverão decorrer de 4 de Abril a 04 de Outubro.
CAMPEONATOS PROVINCIAIS DA SEGUNDA DIVISÃO – FASE II
Conforme avançamos anteriormente, são na verdade as Poules Regionais de Apuramento ao Moçambola2021. Estarão sob égide da FMF, entidade que nos próximos dias informará ao detalhe o modelo competitivo e o respectivo regulamento. Serão apenas admitidas as campeãs provinciais. Sabe também OC-Olho Clínico que será disputada no sistema de todos contra todos, em duas voltas obedecendo o critério de anfitrião.
A segunda fase dos Campeonatos Provinciais da Segunda Divisão será disputada imediatamente a seguir a disputa da última jornada da Primeira Fase do Campeonato Provincial mais longo, sendo que cada região deve apresentar um campeão regional até 04 de Outubro. Os vencedores apuram-se ao Moçambola2021.
TAÇA DE MOÇAMBIQUE
Mantém, por enquanto, o seu modelo competitivo tradicional, envolvendo todas os clubes filiados nas associações. Será, em princípio, disputado na fase provincial, sob égide das associações, depois para as fases regional e nacional, ao cuidado da federação.
Categorias:Início, Moçambola2019, Outras Futebol
Para o melhor do nosso futebol, desejo que todos se empenhem na mesma direção. Com cautela, sabedoria, esencao , respeito e a verdade desportiva por todos envolvidos. Parabéns a nova direção e muita força.
GostarGostar