PARA OC-Olho Clínico: OS MELHORES DE 2019

Aqui está o resultado da votação, para os Melhores de 2019 para o OC-Olho Clínico. As escolhas foram feitas por um júri de 10 agentes desportivos, designados pelo OC para este efeito. O mesmo é composto por cinco jornalistas, três gestores desportivos e dois activistas do desporto moçambicano.

Aos laureados, os nossos parabéns pelas conquistas. Que em 2020 continuem a dar graça ao desporto nacional. A todos, votos de um ano novo desportivo de muitas conquistas.

Atleta do Ano: Ingvild Mucauro – 60% dos votos

Campeã Nacional e Africana pelo Ferroviário de Maputo, Ingvild Mucauro foi eleita Jogadora Mais Valiosa da Taça de Clubes Campeões de África. Foi ainda peça determinante para o apuramento da selecção nacional sénior feminina de basquetebol para o Torneio Pré-Olímpico. Craque de nascença.


Atleta Revelação do Ano: Geny Catamo – 80% dos votos

A 10 de Setembro de 2019 envergou pela primeira vez a camisola da seleção nacional A. A dos Mambas. Foi titular e totalista. No mesmo dia entrou para a história do futebol nacional: sagrou-se primeiro atleta com 18 anos a marcar um golo logo no dia de estreia. Com apenas 18 anos e quatro jogos pela selecção nacional A, passou rapidamente de assíduo para indispensável na estratégia de Luís Gonçalves. No que vai da sua época nos sub-23 do Sporting Clube de Portugal, disputou um total de 15 jogos e anotou 5 golos. Ao clube leonino chegou cedido pelo Amora FC, clube no qual fez quatro jogos pelos seniores ainda em 2019. Estrela do porvir!


Dirigente Desportivo do Ano: Isidro Amade – 60% dos votos

É o responsável número UM pelo departamento de basquetebol do Clube Ferroviário de Maputo. Foi sobrevivente das remodelações havidas no organograma directivo do clube. A sua reconhecida competência na gestão da bola ao cesto o manteve no lugar aonde está, intacto. Uma decisão mais do que óbvia da nova direcção deste emblema. E é sob a liderança de Isidro que a equipa sénior feminina do Ferroviário de Maputo sagrou-se, em 2019, hexa campeã nacional. A masculina, por sua vez, carregou o canecão nacional pela segunda vez consecutiva. No contexto continental, a primeira equipa locomotiva sagrou-se bi-campeã africana, enquanto a masculina apurou-se para a 1.ª edição da Liga Africana de Basquetebol. Isidro é o cara!!!

Treinador do Ano: Leonel Manhique – 80% dos votos

No comando do Ferroviário de Maputo conquistou este ano o seu particular quinto título consecutivo de campeão nacional de basquetebol em seniores femininos. Ao serviço da selecção nacional sénior feminina assegurou o apuramento de Moçambique ao Torneio Pré-Olímpico. Porque é 3 em 1, orientou também a selecção nacional de sub-19 na estreia no Campeonato Mundial de Basquetebol deste escalão. Este não engana!!!


Equipa do Ano: Sénior Feminina de Basquetebol do Ferroviário de Maputo

Justificar a razão, primeiro, da nomeação para esta categoria e, depois, da unanimidade do júri nesta escolha, seria um exercício altamente inútil. Seis vezes consecutivas campeã nacional e duas vezes consecutivas campeã africana é obra. Meninas enormes!!!


Projecto Desportivo do Ano: Black Bulls – 100% de votos

Existe há três anos, mas é consensual que é o projecto-tipo de formação de novos talentos em Moçambique. Tão bem faz o seu trabalho, com competência e os resultados desportivos são apenas a consequência disso. Em três anos de existência, como projecto de formação, vai disputar o Moçambola2020. O voto do júri é claro na escolha. Este clube sabe o que faz!!!


Responsabilidade Social no Desporto: Fundação Sidat – 55,5% de votos

Instituição filantrópica, com vida própria. Ao longo do ano 2019 prestou um enorme contributo na massificação desportiva. Ofereceu material desportivo País a dentro, em todas as 11 províncias. Em inúmeros distritos. Apoiou, igualmente, a realização de provas recreativas e oficiais de várias modalidades – com destaque para o futebol, premiando os vencedores muitas das vezes. Todos os fazedores de desporto que ligaram à Fundação Sidat a pedir apoio para os seus eventos, receberam devidamente apoio. Esta Fundação é bem-vinda ao desporto!!!


O nosso muito obrigado ao júri pela votação. Para o ano o OC-Olho Clínico conta convosco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s