São Silvestre: O pior evento desportivo do ano!

Num ano de grandes realizações, sobretudo nesse mês de Dezembro em que mais se falou de conquistas desportivas, os organizadores da Corrida São Silvestre quiseram fazer o diferente. Realizar o pior evento desportivo do ano. O pior de sempre, em 18 anos de sua existência.

O atletismo tocou mesmo fundo. A Corrida São Silvestre, organizada domingo último, 29 de Dezembro, pela FMF-Federação Moçambicana de Atletismo e seus parceiros, serviu apenas para outorgar essa certidão de óbito dessa modalidade que nunca mais foi a mesma depois de Lurdes Mutola.

Já era demais a própria entidade organizadora conseguir angariar apoios para a realização da prova a cinco dias dela acontecer. Adiante, ainda fixar em mil competidores a previsão de participação, desse número angariar 500 inscrições “políticas” e contentar-se com apenas 200 corredores.

Tudo isto, não obstante ao facto de ter recebido respostas negativas de convidados estrangeiros e nacionais, que na hora de dar um não institucional não esconderam a sua alergia a desorganização. Tal é o exemplo da Federação Etíope de Atletismo e as Associações Províncias de Atletismo das regiões Centro e Norte.

De detalhistas seríamos acusados se disséssemos que até faltou água para os atletas, ao longo do troço da maratona.

Vencedores estrangeiros

Em algo tão desorganizado, os melhores só poderiam ser, efectivamente, os estrangeiros. Abdenico Mashava, da África do Sul e Samkelisiwe Thoala, de Eswatini, acabaram levando, cada um, os dez mil meticais de prémio máximo que a FMA e parceiros davam por esta corrida.

Madalena Quizito, em femininos e Filimão Micas, na corrida em masculinos acabaram sendo os melhores moçambicanos. Curiosamente.

Categorias:Início, Modalidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s