São Silvestre a salvo!

A FMA-Federação Moçambicana de Atletismo conseguiu, por fim, garantir a 18.ª edição da Corrida São Silvestre, que terá lugar a 29 de Dezembro, em Maputo. Duas empresas salvaram a realização deste evento desportivo, ainda que forçadas “ao mais alto nível”.

Depois de ter sido a própria FMA a assumir a falta de fundos para organizar a corrida deste ano da São Silvestre, houve, à última hora, de repente, um volte-face.

Na verdade, a FMA não se aguentou com a pressão popular, não só dos fazedores da modalidade, mas também daqueles populares que há 17 anos não falham uma corrida.

Compreendia – essa massa pública – ser inconcebível que uma federação, alegadamente nas mãos dos auto-intitulados “donos do atletismo”, não consiga fazer correr as pessoas.

Francisco Manheje, presidente da FMA

Mas no lugar de ir buscar parceiros directos, a FMA recorreu ao eterno tubo de escape do dirigismo desportivo nacional, para satisfazer o feeling das pessoas em correr este mês de Dezembro. O poder político.

Esse mesmo poder que, tomando mais uma vez o papel de uma federação desportiva, identificou e pressionou duas empresas a viabilizarem a Corrida São Silvestre.

Prémios baixos como condição

Diz o ditado popular que o barato sai caro. Para o caso vertente, a expressão encaixou como luva. Como condição para a viabilização da prova, as empresas pressionadas a patrocinar exigiram a revisão em baixa da premiação.

É por isso que o prémio máximo está fixado em 10 mil meticais, destinado aos vencedores da categoria de federados, contrariamente aos 75 mil dados no passado.

Ainda, 7.500 para os populares que cortarem primeiro a meta, contra os 10 mil das edições anteriores, 5.000 meticais para os veteranos e vencedores no certame de triciclos. Isto para ambos os sexos.

A categoria de federados, diga-se, tem o condão de premiar as primeiras cinco posições.

De referir que a 18.ª edição da Corrida São Silvestre está agendada para o próximo dia 29 de Dezembro, a partir das 7h30, com partida e chegada na Praça da Independência, na capital do País.



Categorias:Início, Modalidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: