Basquetebol e seus esquemas: Arrependimento anula adiamento de eleições

Sempre teremos eleições para a escolha de novos órgãos sociais da ABCM-Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo hoje, terça-feira (17). Ontem, segunda-feira (16), em actos seguidos, a MAG adiou a votação para 2020 e anulou essa mesma decisão.

Redundou em fracasso a tentativa de evitar eleições na ABCM, com o pretexto de haver uma impugnação de uma candidatura, por parte do actual elenco directivo. Aliás, falhou mesmo o motivo alegado para aquele efeito.

Depois de adiar in extremis para 25 de Janeiro do próximo ano as eleições que estavam inicialmente agendadas para terça-feira, 17 de Dezembro, através de um comunicado datado de 16 de Dezembro, o presidente da MAG-Mesa da Assembleia-Geral arrependeu-se da decisão.

Recuou e, no fim do dia desta segunda-feira, 16 de Dezembro, elaborou outro comunicado para os clubes da capital a informar que anulava o adiamento, mantendo, por isso, a data desta terça-feira (17) para a realização da AG Eleitoral. Tudo assim rapidinho…

O que transformou o vinho em água?

A explicação até parece simples. Mas não tanto quanto parece. Na nota que adia as eleições, todavia sem referência alguma, o presidente da MAG, Leopoldo de Amaral refere que “no dia 16 de Dezembro corrente, uma das candidaturas submeteu um recurso de impugnação da outra candidatura”, argumentando, por conseguinte, que o adiamento visa “permitir que o recurso seja devidamente considerado e o Conselhos de Disciplina e Jurisdicional da ABCM tenham o necessário tempo para emitir o seu parecer”.

O que acontece, na verdade, é que o actual elenco directivo da ABCM, liderado por Rui Hélder Guilaze tentou, a um dia da votação, impugnar a lista adversária, encabeçada por Carlos Alima.

Tendo isso acontecido a pouco menos de 24 horas para a realização das eleições, estava tudo programado, juntamente com os demais órgãos sociais da actual gestão e candidata à mais um mandato, para que qualquer uma das duas decisões abaixo referenciadas fosse tomada para que o actual elenco permaneça forçosamente no poder.

(1) Ou impugnava-se a outra lista, nomeadamente por conter irregularidades insanáveis, ou, em caso de alguma dúvida e falta de coragem dos respectivos decisores, (2) optava-se mesmo pelo adiamento de eleições, esta última que, conforme avançaram algumas pessoas ligadas ao processo, serviria para desgastar o adversário.

Aliás, é do conhecimento do OC-Olho Clínico que antes do comunicado do adiamento de eleições, o Conselho Jurisdicional da ABCM, na pessoa do seu presidente, Télio Chamuço, teria entrado na jogada ao recomendar que a candidatura liderada por Carlos Alima fosse rejeitada por conter irregularidades insanáveis.

Mas porque a sensatez tem lá os seus momentos de euforia, o arrependimento tomou conta, sobretudo do presidente da MAG, que nada mais teve a fazer senão manter a data desta terça-feira, 17 de Dezembro, para a realização de eleições.

De referir que a actual gestão da ABCM tentava evitar a concorrência alegando que o cabeça-de-lista da outra candidatura, Carlos Alima, não podia ir a votos porque não renunciou ao cargo de presidente do movimento desportivo MozBasket, facto que ocorreu em Abril do ano em curso.

Texto: Abiatário Rombane

Categorias:Início, Modalidades

1 reply

  1. De referir que a actual gestão da ABCM tentava evitar a concorrência alegando que o cabeça-de-lista da outra candidatura, Carlos Alima, não podia ir a votos porque não renunciou ao cargo de presidente do movimento desportivo MozBasket, facto que ocorreu em Abril do ano em curso. Resposta, MAG se for este o motivo que veio criar este debate do adiamento peco que das proximas consultemas fontes visada para se pronunciar e depois tomem decisoes… e uma vergonha este motivo levantado, enfim, aceita se o erro e humano

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s