Moçambola: A matemática das equipas que lutam pela manutenção

Nove equipas lutam, no dia de hoje, pela permanência. OC-Olho Clínico explica aqui o que cada uma das equipas precisa para garantir a manutenção, nesta derradeira jornada do Moçambola2019, tendo em conta os três resultados prováveis.

1. Incomáti de Xinavane (39 pontos): Vai a casa do Textáfrica, na Soalpo. Um empate é bastante para a manutenção. Se perder, deve esperar que uma, apenas uma das seguintes equipas não vença esta tarde, para garantir a manutenção: Ferroviário de Nacala, ENH de Vilankulo, Liga Desportiva, Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala. (OC-Olho Clínico)


2. Textáfrica de Chimoio (39): Está na mesma situação que a do Incomáti de Xinavane, seu adversário de ocasião nesta ronda. Um empate se lhe é bastante para permanecer na prova máxima. Em caso de uma eventual derrota, precisa que uma das seguintes equipas não vença nesta jornada: Ferroviário de Nacala, ENH de Vilankulo, Liga Desportiva, Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala. (OC-Olho Clínico)


3. Ferroviário de Nacala (38): Recebe o irmão e homónimo da Beira, na Bela Vista. Está em perigo e precisa ganhar para garantir a manutenção. Caso empate, deve rezar para que uma, apenas uma das seguintes equipas não vençam: ENH de Vilankulo, LDM, Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala. Em caso de derrota, precisaria que um destes resultados prováveis fosse final: derrota do ENH ou da LDM, não vitória do Ferroviário de Nampula ou do Desportivo de Nacala. (OC-Olho Clínico)


4. ENH de Vilankulo (38): Vai a casa do já despromovido Baía de Pemba, terreno no qual precisa vencer para garantir o Moçambola2020. Se se registar uma igualdade no marcador final, ao ENH interessa qualquer um dos seguintes resultados: que a LDM não vença, idem o Ferroviário de Nampula. Ou que o Desportivo de Nacala não vença com uma diferença de três golos. (OC-Olho Clínico)


5. Liga Desportiva (37): Recebe o já tranquilo Desportivo de Maputo, num jogo em que só uma vitória a interessa para assegurar a manutenção. Caso empate, deve rezar para que uma das seguintes equipas não ganhe esta tarde: Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala. Caso perca, deve esperar que aconteçam, de forma combinada, três dos quatro seguintes resultados finais hipotéticos: que o Ferroviário de Nampula, ou o Maxaquene, ou Clube de Chibuto não ganhem os seus jogos e que o Desportivo de Nacala perca. (OC-Olho Clínico)


6. Ferroviário de Nampula (36): Recebe em casa o campeão nacional, o Costa do Sol. Para a festa da consagração. Deve também vencer para assegurar a permanência. Se empatar, deve assegurar que todas estas equipas não vençam hoje: Desportivo de Nacala, o Maxaquene e o Clube do Chibuto. Se perder em casa caiu. (OC-Olho Clínico)


7. Desportivo de Nacala (36): Vai a casa do Têxtil de Púnguè. Para se manter, precisa ganhar no Chiveve e esperar que a LDM e o Ferroviário de Nampula não ganhem. Se empatar deve assegurar-se de três dos seguintes quatro hipotéticos resultados: que o Ferroviário de Nampula não ganhe ou que a LDM perca, ademais de esperar que o Maxaquene não ganhe, bem como o Clube de Chibuto, este último por uma uma diferença mínima de dois golos. (OC-Olho Clínico)


8. Maxaquene (34): Recebe no Afrin o Ferroviário de Maputo que tem pela frente um jogo-treino. Aqui a equipa tricolor deve ganhar para ter 37 pontos e esperar que ocorram, em simultâneo, dois de três resultados seguintes: o Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala não vençam, como também que a LDM perca. Em caso de derrota ou empate será despromovido. (OC-Olho Clínico)


9. Clube de Chibuto (34): Debate-se com o mesmo dilema do Maxaquene. Recebe em casa a UD de Songo, conjunto que só vai a trincheira cumprir calendário. Chibuto precisa obrigatoriamente de 37 pontos para começar a olhar para os lados. Para os guerreiros de Gaza e, sempre em caso de vitória, o Maxaquene, o Desportivo de Nacala e o Ferroviário de Nampula não devem ganhar. Caso uma das equipas acima ganhe, deve aguardar pela derrota da LDM – ou ganhar por uma diferença mínima de dois golos em caso o Desportivo de Nacala empate. (OC-Olho Clínico)

Categorias:Início, Moçambola2019

2 replies

  1. O Clube de Chibuto tem uma tarefa difícil que não só depende de si, como também dos outros.

    Não é fácil ganhar e esperar que os outros três percam.
    Mas onde houver 1% de chance, dá para continuar a lutar

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s