FMF: Tico-Tico submete sua candidatura

O ex-internacional moçambicano e Lenda dos Mambas é o terceiro concorrente para a presidência da FMF-Federação Moçambicana de Futebol. Submeteu a candidatura no princípio da tarde desta terça-feira, 19 de Novembro, com promessas revolucionárias.

À saída do acto que o legitimou candidato à gestão da Casa do Futebol, Tico-Tico – Manuel Bucuane de nome próprio revelou que o seu manifesto é assente na massificação da modalidade e na formação de agentes desportivos. No melhoramento das infraestruturas e na maximização da base competitiva nacional.

De acordo com Tico-Tico, em Moçambiquepara ter-se um futebol sustentável e vencedor é importante que se criem as bases. Bases na formação de jogadores, de treinadores de formação, dos árbitros…, pois penso que é daí que surgem os futuros jogadores”.

Ainda neste capítulo da formação, falou da necessidade da existência de competições de nível nacional para as categorias de base, de modo a que os melhores atletas estejam expostos para os clubes.

Somos um País com potencial na formação e com muitos talentos dispersos. Portanto, temos de encontrar fórmulas de, em todo o País, termos competições que expõem os melhores talentos da nossa formação”, disse

“Temos de ter mais campos em condições, pelo menos com requisitos mínimos que a FIFA exige. Vamos trabalhar no sentido de ter mais campos em condições por forma a que os mais novos possam naturalmente a aprender a jogar futebol”.

Os clubes da alta competição devem ter campos!

Na mesma abordagem, o antigo craque dos Mambas atacou o pilar das infraestruturas, sobre o qual referiu que, caso esteja na federação, irá melhorar os recintos desportivos para a prática de bom futebol.

Ainda no capítulo dos recintos desportivos, Tico-Tico prometeu uma federação interventiva no sentido de ajudar os clubes a terem campos próprios para a realização dos seus jogos.

Conforme avançou, “dentro das competências da federação, teremos de intervir até onde pudermos para que possamos ajudar os clubes a terem onde treinar e jogar. Há situações que verificamos em que, mesmo ao alto nível, há clubes que jogam no Moçambola que não têm onde treinar, nem onde jogar”.

Portanto, são coisas que, dentro da competência da federação poderemos intervir e ver como é que poderemos ultrapassar esta questão da falta de campos”, concluiu Tico-Tico.

Mas antes de incidir a sua acção em terceiros, o candidato prometeu, como disse, “arrumar a casa, nos prepararmos como deve ser por forma a que tudo o que fazemos alcance vitórias sustentáveis e regulares”.

Ir regularmente aos campeonatos africanos

Tico defende que Moçambique deve ir regularmente aos campeonatos africanos. Aos CANs da vida. Diz ser a solução para este efeito, alega ter a varinha mágica para que este desejo seja uma realidade.

A nossa selecção está muito bem actualmente, mas é importante que estas vitórias continuem. Queremos potencializar estes resultados positivos, por forma a que ganhemos mais vezes e estejamos numa posição que nos leve regularmente aos CAN’s”, disse Tico-Tico.

Estive a fazer as contas. O penúltimo CAN em que competimos foi há sensivelmente 20 anos. O último há sensivelmente 10. Portanto, há que criar fórmulas para trabalharmos com o máximo potencial que tivermos, por forma a que todas as nossas selecções joguem a esse nível”, concluiu o ex-capitão do Mambas, na sua divina promessa de colocar regularmente as selecções nacionais nas competições africanas caso seja eleito presidente da FMF.

Importa referir que no acto do depósito da sua candidatura, Tico-Tico fez-se acompanhar no acto por Angêlo Matenene, mandatário da lista, pelo advogado Tomás Timbane e por antigos atletas Marcos Araújo (então director da ZAP) e António Trigo, Paulito.

2 replies

  1. Pela naturalidade, honestidade e amor é o que leva o Tico a se candidatar se. Excelentíssimos presidentes das associações o futuro do nosso futebol está convosco vamos restruturar o nosso futebol anivel nacional com Tico. Eu mesmo sou treinador graças ao Tico. Vamos apostar nele, ele não luta pelos bens materiais assim como valores monetários luta pela uma e única causa que é o nosso futebol . Obrigado
    Cumprimentos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s