O minuto 92 que serviu de desculpa para nação renovar o contrato o Abel de Xavier voltou a ser decisivo em prejuízo dos combinado nacional. Os “Mambas” perderam em Antananarivo para a primeira mão da 2ª eliminatória de acesso ao CAN-Interno.
Por indicação do juiz principal, o 4º árbitro concede quatro minutos de compensação para lá dos 90. O nulo no marcador parece confortável. Tudo já pensa em resolver a eliminatória em Maputo. Logo ali na redondezas do Mercado Grossista do Zimpeto, onde curiosamente nunca fomos felizes de todo. O empate no Estádio Municipal de Mahamasina parece um bem comum. Um dado adquirido.
Com uma bola curta é jogada aqui, outra longa para ali. Mais uma vez a bater ali ou a saltitar acolá. Entramos com esse ping-pong no minuto 90. Com praticamente as duas equipas confortáveis com o nulo. “Vamos resolver tudo em Maputo“, pensavam até os dois técnicos.
Depois de um avanço nacional falhado, Madagáscar recupera a posição e coloca todas as baterias viradas para o nosso reduto. Uma bola longa inicia um ataque pela direita do ataque malgaxe. À entrada da nossa grande área, há um cruzamento para o interior da zona do rigor. O esférico segue o destino, mas o árbitro apita para uma…digamos, falta. Terá sido mão na bola? Só ele sabe.

O certo é que há um livre a sensivelmente um metro do lado direito da nossa zona proibida.
Na sequência, a bola é metida para o barulho. Confusão na grande área e, de repente, festejos dos irritantes malgaxes, que correm unidos em direcção à bandeirola. Um desanimado Victor caminha, por sua vez, rendido às circunstâncias em direcção ao fundo das malhas. Das nossas…Para ir buscar o esférico para a reposição.
Era o fatal minuto 92 a atirar-nos novamente ao mar, depois de tanto, mas taaaaaanto nadarmos para sair daquela ilha sem derrota. Um calamitoso minuto que recentemente serviu de desculpa para não se renovar com o ex-seleccionador Abel Xavier, dando-se poder e confiança a quem foi, nos últimos anos, adjunto dele: Victor Matine.
Os “Mambas” alinharam neste encontro com Victor, Manucho, Danilo, Sidique, Jeitoso, Ínfren, Candinho, Nene, Miquissone, Telinho e Maninho. Na etapa complementar entraram Amadou no lugar do lesionado Nené, Telinho por Dayo e Raúl por Manucho.
A segunda mão desta 2ª eliminatória será disputada na próxima sexta-feira, 02 de Agosto, em Maputo.
Deixe uma Resposta